Números do Radar Econômico, levantamento realizado pela ABRAPE, reforçam a importância do setor de eventos e cultural para a movimentação da economia e geração de empregos no país
A estimativa de consumo no setor de recreação atingiu, nos primeiros oito meses do ano, a marca de R$ 76.5 bilhões, registrando o melhor resultado dos últimos cinco anos para o período. O índice consta do Radar Econômico, levantamento realizado pela Associação Brasileira dos Promotores de Eventos – ABRAPE, com base em dados do Ministério do Trabalho e Previdência e IBGE. Só no mês de agosto, foram movimentados R$9.86 bilhões, o melhor mês registrado desde que a série histórica deste indicador iniciou, em 2019.
O Radar leva em consideração o peso atribuído mensalmente pelo item Recreação do Índice de Preços no Consumidor (IPCA) e a massa de rendimento real mensal dos trabalhadores aferidos pela PNAD/M (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), do IBGE. Os números comprovam a importância de se consolidar as conquistas do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE), criado para proporcionar segurança e proteção ao segmento de cultura, turismo e entretenimento afetado pela pandemia do coronavírus (covid-19).
“O PERSE, em vigor desde maio de 2021, vem permitindo uma rápida retomada do setor após o longo período de paralisação provocado pela pandemia. Oferece segurança jurídica, tributária e econômica para que o segmento gere empregos e movimente a economia em todo o país”, reforça o empresário Doreni Caramori Júnior, presidente da ABRAPE. O hub do setor de eventos abrange no país abrange 52 atividades econômicas como operadores turísticos, bares e restaurantes, serviços gerais, segurança privada, hospedagem etc,
Acumulado entre jan-ago. de cada ano
Encontro em SP –
A ABRAPE promove na capital paulista, no dia 17 de outubro, o primeiro Encontro Regional São Paulo: Desenvolvimento para o Setor de Eventos. A iniciativa acontece no Lounge Centenário (Allianz Parque), das 13h30 às 19h, e faz parte de uma parceria com o Sebrae Nacional para promover o fortalecimento de empreendimentos do segmento de negócios e eventos no país e integra o Forma & Transforma, um programa de capacitação setorial criado pela ABRAPE, com foco no treinamento dos produtores de todo o país, elevando a integração nacional, inovação e sustentabilidade do mercado.
Na programação do Encontro Regional, destaque para painéis que vão abordar “O Papel Estratégico do Jurídico na Indústria de Eventos: Desafios e Oportunidades” e “Melhores práticas em gestão de colaboradores terceirizados: Garantindo qualidade na execução do seu evento por meio de parceiros”. As inscrições podem ser feitas no link.