Iniciativa é resultado de um convênio entre a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE) e o Sebrae-BA
Com o objetivo de capacitar profissionais para o Carnaval 2025 na Bahia, a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE) e o Sebrae-BA estão realizando a pioneira CEPE – Certificação de Excelência em Produção de Eventos. A proposta visa elevar o nível das micro e pequenas empresas (MPEs), principalmente aquelas das áreas de segurança, limpeza, alimentos e bebidas, garantindo a qualidade e excelência nos serviços prestados durante a festa.
A primeira etapa foi realizada dia 27 de agosto e reuniu, na sede do Sebrae-BA, 30 produtores, gerentes e coordenadores das empresas com foco especial no planejamento estratégico. Foram abordados temas como Desenvolvimento de Competências Técnicas; Promoção da Excelência no Atendimento; Garantia de Segurança e Bem-Estar; Eficiência Operacional; Fortalecimento da Cadeia Produtiva e Reconhecimento e Valorização Profissional
“A alta adesão e o entusiasmo dos participantes demonstram a importância de investir em capacitação e a busca constante por aprimoramento profissional. Ao proporcionar ferramentas e conhecimentos para um planejamento eficiente, com metas claras e objetivos bem definidos, contribuímos para a otimização de recursos, a redução de riscos e a entrega de uma experiência memorável para o público “, afirma Jacqueline Freire, consultora do Sebrae-BA.
Ela salienta ainda: “Tenho a convicção de que os frutos desse encontro serão colhidos não apenas durante o Carnaval de 2025, mas também em todos os eventos realizados na cidade. Um planejamento estratégico sólido é fundamental para o sucesso de qualquer iniciativa, e ao capacitar profissionais para essa prática, estamos contribuindo para o desenvolvimento de um setor mais competitivo e inovador”.
Próximas etapas .As próximas etapas da CEPE acontecem dia 8 de outubro, voltada para MPEs e prestadoras de serviços nas áreas de alimento & Bebidas, limpeza e segurança, e dia 9 de outubro, direcionado para produtores, gerentes e coordenadores das empresas, que atuam na área de Planejamento e Estratégia da Empresa de Eventos. “É fundamental que o setor de entretenimento busque cada vez mais a capacitação de toda a cadeia produtiva e, seguramente, o convênio da ABRAPE com o Sebrae será determinante para que isso se consolide”, frisa Clinio Bastos, diretor de Relações Institucionais da ABRAPE.