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PRESE: Prêmio de Responsabilidade Empresarial no Setor de Eventos 2023

Acompanhe nas redes oficias da ABRAPE

Chegou a hora da grande experiência!

As seis iniciativas premiadas embarcam para a Jornada South By Southwest (SXSW) Austin 2024

  • Passaporte de acesso ao evento SXSW
  • Curadoria oclb

Conheça os vencedores da primeira edição do Prêmio de Responsabilidade Empresarial no Setor de Eventos – PRESE 2023 foram:

Projeto de Meio Ambiente com investimento até R$ 50 mil

Arapuca Verde, da Arapuca Eventos, de Minas Gerais.

Há dois anos vem implantando iniciativas em ESG. Realizou, em 2022, uma ação de plantio de árvores nativas em conjunto com o NES – Núcleo de Estudos em Silvicultura da Universidade Federal de Lavras, com o objetivo de captação de carbono e pesquisa científica. Em 2023, fez a aquisição de tokens socioambientais Gaya, que são cotas de conservação lastreadas no carbono estocado em áreas da Mata Atlântica, promovendo, assim, a conservação de recursos hídricos, serviços ecossistêmicos, biodiversidade da fauna e flora.

Projetos de Meio Ambiente com investimento acima de R$ 50 mil

Programa Escola no Parque na Central de Reciclagem Ibirapuera, da Urbia, de São Paulo.

Lançado em 2023, o programa socioambiental para grupos escolares oferta quatro circuitos ambientais, sendo um deles a visita guiada à Central, um espaço educativo, além de operacional. O Circuito Parque e a Cidade promove uma experiência incrível e a reflexão sobre consumo responsável, engajamento e qualidade de vida. Apoiada pela Braskem, a Central recebe 300 toneladas/mês de resíduos, que são totalmente transformados e ganham vida, sem impactar aterros e lixões. Em 2024, o programa atenderá cerca de 7 mil estudantes e 768 docentes.

Projeto Social com investimento até R$ 50 mil

Mobilização contra Assédio, da Multi Entretenimento, do Ceará.

Entendendo que o ambiente de um grande evento pode ser propício para casos de assédio e importunação sexual à mulheres, a Ambev promoveu um treinamento com a brigada de segurança e atendimento médico do Festival Zepelim, sobre melhores práticas para evitar e tratar casos, além de distribuir materiais sobre o tema no evento. A iniciativa está no segundo ano e já impactou mais de 1.200 colaboradores.

Projeto Social com investimento acima de R$ 50 mil

RIC Social, da Austral Marketing e Eventos, do Rio Grande do Sul.

O festival envolve 3 palcos, 46 artistas nacionais e mais de 108 artistas locais independentes, um palco Bronx dedicado a artistas negros e LGBTQIAP+, com 6 mil ingressos distribuídos de forma gratuita. Abrange, também, 80 toneladas de alimentos arrecadados, 10 escolas RIC Educa, 6 modalidades de esportes (skate, breaking, basquete, jiu jitsu, boxe e kickboxing), espaços culturais (batalha de rima, slam, tatuagem, telas de arte, grafite etc) e o 1º Museu de Cultura Hip Hop da América Latina.

Projeto de Governança com investimento até R$ 50 mil

Código de Conduta e Ética, da LSPRO Eventos, de Minas Gerais

O Código de Conduta e Ética esbalece normas para orientar funcionários, estagiários e prestadores de serviços vinculados à LSPRO. A reputação da empresa é baseada nos princípios de imparcialidade, moralidade, transparência e boa fé, exigindo conduta ética de todos os colaboradores.

Projeto de Governança com investimento acima de R$ 50 mil

Construindo Governança no Setor de Eventos, da Opus Entretenimento, do Rio Grande do Sul.

A Opus Entretenimento é uma produtora e administradora de teatros e casas de shows com 47 anos de atuação no setor de eventos. Está entre as pioneiras que investiram na formalização e profissionalização do mercado, promovendo emprego e democratização de acesso à cultura e entretenimento. Nos últimos anos, tem desenvolvido um conjunto de medidas que visam o alinhamento da empresa com os pilares do ESG, com ações em áreas de gestão e projetos incentivados. A Opus e a XP Inc lançaram um fundo de investimento de R$ 260 milhões para a retomada dos eventos em 2021, garantindo cerca de 1.600 atividades de artistas nacionais ao longo dos últimos três anos.

Vem aí...

PRESE – 2ª edição

Promotor de eventos, fique atento que a sua iniciativa de boas práticas ambientais, sociais e corporativas pode ser a premiada deste ano! 2024

O PRESE é o primeiro prêmio do setor que valoriza e incentiva as ações ESG (Environmental, Social and Governance) de eventos por todo o Brasil.

Na segunda edição, este ano, vai reconhecer as empresas referências em sustentabilidade e integridade e evidenciar que o setor promove mais do que eventos, cultura e entretenimento, promove também desenvolvimento sustentável econômico e social no país!

Realização:

Áreas e categorias

E: Meio Ambiente (Environmental)

S: Social
(Social)

G: Governança (Governance)

ESG

ESG é uma sigla em inglês que significa environmental, social and governance, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. O termo foi criado em 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial.

O uso dos critérios de ESG pelas empresas brasileiras é cada vez mais uma realidade e o setor de eventos também assume esta responsabilidade empresarial. Estar em conformidade com as práticas ESG é compreender os impactos negativos e positivos na sociedade da atuação da empresa e consegue agir sobre ele para minimizar os negativos e potencializar os positivos.

A responsabilidade empresarial com a sustentabilidade está em três áreas:

  • Meio ambiente: Refere-se ao impacto ambiental da empresa, incluindo emissões de carbono, gestão de resíduos e uso de recursos naturais.

Exemplos no setor de eventos:

Meio ambiente

Refere-se ao impacto ambiental da empresa, incluindo emissões de carbono, gestão de resíduos e uso de recursos naturais..

Exemplos no setor de eventos:

Social

Questões relacionadas à equidade, diversidade e inclusão, direitos humanos, condições de trabalho e relações com a comunidade.

Exemplos no setor de eventos:

Governança

Transparência, integridade e responsabilidade dos gestores da empresa.

Exemplos no setor de eventos:

Sobrea ABRAPE

Criada em 1992 com o propósito de promover o desenvolvimento e a valorização das empresas produtoras e promotoras de eventos culturais e de entretenimento no Brasil, a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos – ABRAPE tem, atualmente, mais de 800 associados, sediados em todos os Estados da Federação, que são verdadeiros expoentes nacionais na oferta de empregos diretos e indiretos e na geração de renda, movimentando bilhões de reais anualmente. A entidade congrega as principais lideranças regionais e nacionais do segmento, tem no portfólio de associados empresas como a Live Nation, Opus Entretenimento, T4F e mega eventos, como o Festival de Verão de Salvador e a Festa do Peão de Boiadeiros de Barretos.