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Reforma Tributária, labels e conceito de liderança são destaque no primeiro dia do congresso da ABRAPE

24 de novembro de 2023
09:08

O encontro, que teve início nesta quarta-feira, reúne grandes nomes do show business nacional e internacional para discutir e debater assuntos relacionados a toda cadeia produtiva de eventos.

O principal desafio do setor de eventos, no momento, é manter as conquistas do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE) na proposta de Reforma Tributária, que tramita no Congresso Nacional. Isso é o que defendeu o presidente da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE), o empresário Doreni Caramori Junior, na abertura do primeiro dia da 8° edição do congresso da entidade, realizada este ano no Vibra São Paulo, na capital paulista. O encontro, que segue até esta quinta-feira, reúne grandes nomes do show business nacional e internacional para discutir e debater assuntos relacionados a toda cadeia produtiva de eventos.

A Reforma Tributária ganhou destaque na cerimônia de abertura, que contou com a participação de empresários e autoridades ligadas ao setor. Na ocasião, o presidente da ABRAPE apontou as novas regras de cobrança dos impostos pelo governo como uma das suas prioridades para os próximos meses. Durante a pandemia, o executivo ficou marcado pela sua resiliência diante das dificuldades enfrentadas pelo segmento. Agora, pretende seguir firme para evitar novos prejuízos ao mercado de cultura e entretenimento, que movimenta anualmente R$ 42 bilhões em impostos e gera R$ 96 bilhões em consumo.

Labels

A consolidação das labels no Brasil chamou a atenção do público no primeiro painel O Cenário das Labels Nacionais no Mercado de Eventos, que surpreendeu, sobretudo, pelos números apresentados pelo proprietário do Clube Recreativo Rio Beach Club, Rafael Liporace. O empresário é idealizador do projeto Tardezinha, a maior turnê brasileira da história, o chamado festival de um homem só, o cantor Thiaguinho. Apenas em 2023 foram 683 mil ingressos vendidos nos shows realizados em 90% dos estados brasileiros. Também aconteceram duas edições internacionais, em Miami e Lisboa.  

Tudo começou há oito anos com um público de somente 1.300 pessoas. Hoje, o evento é responsável por estruturar o modelo de negócios das labels. “A label é um reset na carreira do artista, independentemente do seu tamanho, mas eles fazem por entenderem que é parte de uma engrenagem”, explicou Liporace, ressaltando que o sucesso desse tipo de “festa” está na experiência oferecida ao público. “Queremos que as pessoas saiam do show e lembrem daquele dia por muito tempo. Esse é o nosso indicador. É amor através de uma roda de samba. É a alegria que as pessoas precisam. A label aproxima o artista das pessoas. Começamos com amor, pautamos na alegria e hoje colhemos os frutos de quase uma década de trabalho”.

Para o diretor do Grupo Onda, Cristóvão Ferreira Neto, 2024 vai ser ainda mais o ano das labels. Segundo ele, a força do evento é tão significativa que gerou a necessidade de montar um outro pilar de gestão. O executivo é responsável pelo Churrasquinho do Grupo Menos é Mais, Ensaio da Anitta e Sorriso às antigas (25 anos do Sorriso Maroto). “Há um amadurecimento do negócio como um todo. A Label pode ter vários objetivos, como o artista que quer trazer a sua história ou, por exemplo, atingir outro público. O planejamento é a palavra para a label ser mais assertiva ou não”, afirmou Neto, que foi corroborado pelo Co-fundador Grupo UMAUMA, Bruno Dias. 

Ele lembrou, ainda, a importância de começar pequeno. “Esse é o grande ponto de sucesso. É fundamental entender o público, a experiência que vai proporcionar. Precisa haver um entendimento de que não é um dia de trabalho, são anos, é o complemento da carreira do artista”, disse. O Grupo UmaUma é organizador do projeto NumaNice da cantora Ludmilla e também criador da Fazenda Churrascada, que começou como um evento de “churrasqueiro”. “O NumaNice começou como Open Bar para 2 mil pessoas, a Ludmilla comprou a ideia e quis participar de todo o processo. Hoje recebe 18 mil pessoas e não perdeu a essência do começo”, completou o sócio da agência, Pedro Braun. 

Na era da inteligência emocional, o médico, palestrante, empresário e master coach, Roberto Shinyashiki, falou sobre liderança, encerrando o congresso. Ele garante que os três pilares das grandes realizações são viver com paixão, ter o amor confiante e mergulhar nos desafios. Já as três maneiras de não evoluir envolvem decidir com medo, metas pobres e falta de paixão. “A primeira ideia sobre liderança é sobre gente, seres humanos e sentimentos. A tendência das pessoas é achar que são todas iguais. O líder é responsável pelo o que ele faz, não faz e por impedir que seja feito. O primeiro papel do líder é ser visionário, o segundo administrador e o terceiro, chefe. O líder tem que saber resolver problemas. Sua função é despertar paixão”. 

3ª Expo ABRAPE e Academia Forma & Transforma

Em paralelo ao congresso, acontece  a 3ª Expo ABRAPE, uma feira com mais de 50 expositores que apresenta soluções de estruturas e serviços, escritórios artísticos, tecnologia e inovação voltados aos eventos de cultura e entretenimento no País. É uma grande oportunidade para prospecções, fortalecimento de marca e, claro, novos negócios para toda a cadeia produtiva, que envolve 52 atividades. 

Além disso, a Academia Forma & Transforma promove o desenvolvimento do segmento de eventos de cultura, turismo e entretenimento. É um programa de capacitação setorial criado pela ABRAPE, que conta com a parceria do Sebrae Nacional, com foco no treinamento dos produtores de todo o país, elevando a integração nacional, inovação e sustentabilidade do mercado.

O 8º Congresso Brasileiro dos Promotores de Eventos tem o patrocínio da Ambev, Sebrae, Guichê Web, GL Events e BaladAPP.

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