O Presidente Carlos Alberto Xaulim e o Diretor de Assuntos Legais, Lucio Oliveira, estiveram na última sexta-feira, dia 08/03 em São Paulo para um encontro com Dr. Roberto Melo, Diretor Geral da ABRAMUS.
Este encontro faz parte da rodada de encontros que a Abrape esta promovendo para ampliar o dialogo com todos os setores da cadeia que envolve o licenciamento de obras musicais, na busca por um novo pacto entre os detentores dos direitos autorais e os usuários.
Mais uma vez a diretoria colocou as contradições e excessos que entende serem um impecilho para um relacionamento justo e harmonioso entre as duas partes e que historicamente tem contribuido para um aumento significativo da judicialização entre os dois lados. Que é preciso acabar com a subjetividade na cobrança, que o critéiro de usuário permanente precisa ser alterado, que a cobrança por area fisica é impróprio e que a taxa de 10% é abusiva.
A ABRAPE reconhece e defende de maneira intransigente o pagamento dos direitos autorais, mas, que é necessário construir uma base mais moderna para ancorar esse relacionamento que deve nascer alicerçado no dialogo, exemplo e cujo principal fruto seja o entendimento.
Foram muito bem recebidos pelo Dr. Roberto Melo, que é o fundador da ABRAMUS e uma das maiores autoridades no assunto. A ABRAMUS responde por aproximadamente 35% do recolhmento efetetuado pelo ECAD referente aos direitos autorais realizados pelo ECAD. Ele ouviu atentamente as colocações dos diretores da Abrape e prometeu dar a sua contribuição para que esse dialogo seja ampliado.
A diretoria da Abrape agradece ao Tom Gomes(Editora Espetáculo) que tem sido um grande parceiro na articulação desses encontros.